Vem Chegando o Verão

Nem sempre o que refresca o tutor é adequado ao animal; iniciativas para aliviar o calor podem não ser ideais para algumas espécies

O verão está chegando e as altas temperaturas exigem cuidados extras com os pets. E atenção: nem sempre o que refresca o tutor é adequado para o animal, bem como as iniciativas em aliviar o calor para alguns bichinhos pode não ser ideal para outras espécies.  

Inteligentes como são, os mascotes mostram que estão com algum incômodo mesmo sem falar. Cabe ao humano ser vigilante quanto ao comportamento do animalzinho e providenciar logo algum conforto antes que o mal-estar resulte em prejuízo maior.

Um destaque aos animais idosos, que tendem a ter maior risco de hipotermia e desidratação: eles são mais lentos, quietos e apresentam mucosas ressecadas, por isso merecem atenção redobrada. Alguns podem necessitar de hidratação através da fluidoterapia (administração de fluidos em ambiente hospitalar). A orientação é providenciar sombra, ofertar bebedouros próximos e, em alguns casos, aplicar água na boquinha usando seringa. Tapetes gelados em comercialização em pet shops são alternativas para propiciar bem-estar, bem como borrifar água gelada nos pelos.

Fonte: As doutoras do Hospital Veterinário Taquaral (HVT) Fabiana Vitale, especializada em dermatologia, e Morgana Prado, expert em pets não convencionais, traçam um panorama geral sobre as peculiaridades de cada tipo de animal.



Deixe um comentário