Quem Vê Focinho Não Vê Coração

Ampara DiversaUma campanha pelo fim dos padrões estéticos para os animais

Bastidores do ensaio fotográfico com Gabriel Sater

A sociedade tem evoluído no sentido de desconstruir padrões inatingíveis de beleza, impostos pela indústria da moda e da estética. Ainda que estejamos longe do ideal, cada vez mais surgem movimentos de repúdio ao racismo, à gordofobia e a qualquer ato de preconceito ou marginalização contra homens, mulheres e crianças cujas características físicas fujam do que se estabeleceu como belo e desejável.

Mas, a mesma sociedade que tem aberto os olhos para a igualdade e o direito de cada um ser feliz e aceito da maneira que é e gosta de ser, segue aceitando, sem muito questionar, que padrões estéticos sejam impostos também aos animais de estimação, principalmente cães e gatos.

Desde a miscigenação de raças com o propósito de criar espécies com determinadas características físicas até a mutilação de animais, submetidos à amputação de partes dos seus corpos para se adequarem a padrões estéticos que os tornam “produtos” de maior valor, a crueldade humana parece não ter limites na busca pelo que se considera “perfeito” para mercado dos pets com pedigree.

Bastidores do ensaio fotográfico com Penélope Nova

E mesmo os animais sem raça definida, muitas vezes deixam de ser adotados ou demoram mais para serem acolhidos porque de alguma forma não atendem a padrões estéticos que imediatamente remetam à fofura, força, beleza, delicadeza ou qualquer característica que diga mais sobre seus corpos do que sobre suas almas.

Cães e gatos não ligam a mínima para espelhos, e normalmente nem entendem que o que enxergam do outro lado é sua imagem refletida. Eles não amam as pessoas pela cor da pele ou dos olhos, pelo tipo de cabelo, por quantos quilos pesam. Não sabem o que significam rugas, olheiras, flacidez. Isso não faz o menor sentido para eles.

Mas, entendem o que é carinho, cuidado, amor, e têm uma capacidade inata de exercer gratidão, fidelidade, companheirismo, proteção e lealdade. Tudo que desejam é que os humanos lhes retribuam da mesma forma.

Foi pensando nisso que o Instituto Ampara Animal criou a campanha Ampara Diversa, conscientizando as pessoas a não transferirem para os pets os padrões estéticos dos quais elas mesmas querem se livrar.

Fonte: Instituto Ampara Animal criou a campanha Ampara Diversa

Deixe um comentário